top of page
Buscar
  • Foto do escritorDominojet

Qual é o datador industrial ideal para o seu negócio?

A codificação de lote é parte integrante do processo de fabricação seja na área de aplicações industriais e de fabrico, na produção de alimentos e bebidas ou nos setores farmacêutico ou automóvel.


Os códigos de lote são fundamentais para a rastreabilidade pois possibilitam o rastreio de um produto em todas as fases de produção, processamento e distribuição.


Por exemplo: Quando um cliente compra dois produtos idênticos num supermercado, estes podem ter exatamente os mesmos ingredientes e as mesmas quantidades, mas, se tiverem sido feitos num dia diferente, numa linha de produção diferente ou com ingredientes provenientes de outro fornecedor, terão códigos de lote diferentes.


Esses códigos são muito importantes no caso de recolhas de produtos. Se um cliente, vendedor ou qualquer pessoa a jusante na cadeia de abastecimento encontrar um problema num produto, o código de lote permite que o produto seja rastreado até à fonte. Os produtos com o mesmo código de lote podem ser retirados de circulação a um preço reduzido para o fabricante. Quanto maior for o lote do produto, mais dispendiosa é a viabilização da recolha de um produto.


Se você pretende adquirir uma máquina de codificação de lote, mas se sente confuso pela quantidade de tecnologias disponíveis, a Dominojet pode te ajudar a descobrir a solução mais eficiente e para a sua empresa.


A escolha da máquina adequada é fundamental para garantir que os produtos se movam facilmente pela cadeia de abastecimento.


Separamos alguns detalhes das tecnologias disponíveis e como elas se aplicam às diferentes indústrias e produtos.


Tipos de máquinas de codificação de lote


  • Soluções de codificação manual de lotes


As máquinas de codificação manual de lotes são utilizadas manualmente e, geralmente,

são apenas adequadas para tiragens muito pequenas. São exemplos destas máquinas as tradicionais máquinas de codificação de rolo adesivo, almofada de tinta ou marcação a quente. Este tipo de máquina será tipicamente utilizado por fabricantes de pequenas dimensões que produzam uma gama pequena de produtos, muitas vezes à mão e para distribuição limitada.


  • Soluções de codificação semiautomática de lotes


As soluções de codificação semiautomática de lotes são controladas eletronicamente e aplicam códigos automaticamente, mas não se integram em linhas de abastecimento automáticas, o que significa que a alimentação do produto e a sua recolha têm de


ser efetuadas manualmente.


  • Soluções de codificação automática de lotes


As máquinas de codificação automática de lotes aplicam dados nos produtos à medida que estes percorrem a linha de produção, sem a necessidade de intervenção de um operador. Assim que um codificador automático de lotes é configurado com o código necessário, a alimentação e impressão do produto são efetuadas automaticamente até


que seja necessário trocar o produto ou o código. As soluções de codificação automática de lotes são a escolha de eleição das linhas de produção automatizadas ou de larga escala.


Contacto ou sem contacto?


Todas as máquinas de codificação de lote, sejam elas manuais, semiautomáticas ou automáticas, dividem-se ainda em duas categorias principais – contacto ou sem contacto. A sua escolha por um codificador de lote de contacto ou sem contacto dependerá da sua indústria e do tipo de produto produzido.


  • Máquinas de codificação de lote de contacto


As máquinas de codificação de lote de contacto fazem contacto direto com a superfície do produto ou da embalagem que estão a codificar. As soluções de codificação de lote de contacto incluem as tradicionais máquinas de carimbos de metal ou borracha, bem como máquinas de impressão por transferência térmica automáticas.


  • Máquinas de codificação de lote sem contacto



As máquinas de codificação de lote sem contacto não entram fisicamente em contacto com a superfície do produto a codificar, utilizando em vez disso técnicas como o laser e a pulverização de tinta para aplicar o código desejado. As máquinas sem contacto são ideais para códigos de lote que necessitem de trocados com frequência. São exemplos de soluções de codificação de lote sem contacto os codificadores a laser, impressoras a jato de tinta térmico e impressoras a jato de tinta contínuo.


Tecnologias:


  • Impressão por transferência térmica


A impressão por transferência térmica é uma tecnologia de eleição para a codificação de lote de alimentos processados e de conveniência, sendo as impressoras integradas nos equipamentos de processamento e embalamento, incluindo termo-seladoras, empacotadoras e embaladoras.


Numa solução de transferência térmica, o código é transferido diretamente para a embalagem ou etiqueta de um produto utilizando calor aplicado num ribbon de tinta numa área-alvo específica, devendo a cabeça de impressão entrar em pleno contacto com a área de impressão para produzir um código.


  • Impressão a jato de tinta contínuo


Maquinas com impressão de jato contínuo normalmente são utilizada em diversas indústrias, e normalmente foram suportam condições difíceis e podem imprimir em várias superfícies, desde películas finas de plástico a metal ondulado espesso.


  • Impressão a jato de tinta térmico


São máquinas de codificação de tinta sem contacto e conseguem uma impressão de alta resolução a velocidades muito elevadas. São as impressoras ideais para a codificação em massa de dispositivos médicos e medicamentos, que requerem mensagens e códigos cada vez mais sofisticados.


  • Codificadores a laser


Para algumas aplicações, um codificador de lote que não é à base

de tinta poderá ser a melhor solução. No setor das bebidas, por exemplo, a impressão de códigos de lote no

fundo de latas de cerveja, garrafas de vinho e garrafas de água necessita de um sistema capaz de imprimir em selos de película metalizada, PET e vidro, como é o caso do laser de marcação.


Opções para gerir informações dos códigos de lote


  • Controle manual de dados

Num nível básico, os dados podem ser introduzidos diretamente numa máquina de codificação de lote para impressão num produto ou embalagem. Nesse caso, será necessário um operador para introduzir todos os dados num modelo de código ou design de etiquetas. A máquina procederá então à impressão do código no produto.


  • Controle semiautomático


Outra opção para os fabricantes é um controlo semiautomático de dados, em que o codificador de lote consegue preencher automaticamente um modelo de código ou etiqueta com base em determinadas informações. Nesse caso, será necessário um operador para introduzir os dados de categorias definidas, por exemplo, a data, o código do produto, o número de linha, etc., num software que depois traduzirá os dados para o código final que será impresso.


  • Controlo de dados totalmente automatizado


Uma solução mais avançada para os fabricantes surge na forma de software de codificação de lote, que pode ser integrado num sistema de fornecimento existente para criar números de lote com base nos dados do produto e preencher automaticamente o software de etiquetas. Por exemplo, impressoras que se integrem nos sistemas MES e ERP para recolher e supervisionar dados com precisão e trocar automaticamente de mensagens. Um sistema de automatização de codificação elimina a necessidade do toque humano, o que resulta num menor número de erros, menos tempo de inatividade e uma capacidade maior de o operador desempenhar outras funções na fábrica.


Principais indústrias e tecnologias mais adequadas


Diferentes indústrias exigem máquinas de codificação de lote diferentes. As seguintes secções destacam os sistemas de codificação de lote típicos em algumas das nossas principais indústrias. Se a sua indústria não estiver aqui indicada, contacte-nos para obter mais informações. Poderá ainda ler mais sobre as tecnologias de codificação e marcação usadas em setores específicos no nosso blogue.


  • Setor industrial e de fabrico


No setor industrial e de fabrico, as impressoras de código de lote podem ser usadas para diversos produtos, como cabos e fios, peças de automóveis e para a indústria aeroespacial e componentes eletrónicos.


A natureza desta indústria pode exigir a aplicação de códigos em superfícies curvas ou irregulares, o que pode ser conseguido com tecnologia de impressão industrial sem contacto. As máquinas de codificação de lote sem contacto também podem ser utilizadas para substituir processos de impressão manual complicados, para uma produção geral mais célere.


  • Alimentação e bebidas


Os códigos de lote são fundamentais para quem fabrica e vende produtos do setor de alimentos e de bebidas, e também para os vendedores e consumidores finais que fornecem.


Nesse setor, o tipo de máquina necessário pode variar de acordo com a superfície a codificar.

As impressoras a jato de tinta contínuo são uma solução de impressão ideal para a codificação de lote de diversos produtos alimentares e de bebidas e respetivas embalagens, como frascos de vidro, garrafas de plástico e caixas de cartão. Por outro lado, impressoras por transferência térmica são ideais para imprimir em embalagens flexíveis de película, cartão laminado e embalagens verticais. Já em outros casos, um codificador de lote que não é à base de tinta pode ser a melhor solução.

  • Setor farmacêutico:

As impressoras de código de lote são fundamentais para a indústria farmacêutica, em que as datas de fabricação, datas de validade, códigos de matriz de dados anticontrafação e códigos de serialização legislativa regional são muitas vezes exigidos por lei.


As impressoras a jato de tinta térmico são máquinas de codificação de tinta sem contacto que conseguem uma impressão de alta resolução a velocidades muito elevadas. São as impressoras ideais para a codificação em massa de mensagens e códigos complexos de dispositivos médicos e medicamentos, no sentido de garantir conformidade com a legislação regional e global.


Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse assunto, pode entrar em contato conosco através dos números (21) 3840-7232 ou (21) 97431-1729



150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page