top of page
Buscar
  • Foto do escritorDominojet

5 problemas elétricos que podem afetar sua indústria.

Atualizado: 5 de set. de 2019


Você já ouviu falar de subtensões, blackout, surto, entre outros problemas que prejudicam a sua rede elétrica e afetam o funcionamento dos equipamentos.


Vamos explicar as principais diferenças e como identificar o problema:


Subtensões

Também conhecidas como quedas de tensão, as subtensões são diminuições por curto período de tempo dos níveis de tensão.

Este tipo de problema é o mais comum abrangendo mais de 85% de todos os tipos de problemas de energia elétrica.


Normalmente as subtensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar condicionados, etc. Estes equipamentos, ao serem ligados, consomem grande quantidade de energia, provocando a queda de tensão por curtos espaços de tempo.


Em dias quentes, principalmente na época de verão, quando sistemas de ar condicionados atingem seus picos de uso ou nos horários do início da noite quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados, são os momentos mais prováveis da ocorrência de subtensões.


Efeitos causados:

Uma queda de tensão pode drenar a energia que um equipamento necessita para funcionar e causar diversos problemas, como por exemplo congelamentos do sistema, panes inesperadas resultando em perda de dados, arquivos corrompidos ou comprometimento de uma determinada parte do equpamento.


Problemas elétricos

Blackout

Blackout é a perda total de energia, também conhecida como “apagão”.

Geralmente são causados por demanda excessiva de energia rede elétrica, queda de raios, tempestades, acidentes, etc.


Efeitos causados:

Perda do trabalho que não foi armazenado nos meios de armazenamento fixos do equipamento. Perda total dos dados e informações armazenadas no disco rígido.


Pico de Tensão

Aumento de tensão, instantânea. Normalmente causado por um raio que caiu próximo a sua instalação ou pela própria empresa de energia elétrica, quando esta retorna com o fornecimento após uma interrupção de energia.


Um pico de energia pode penetrar em equipamentos eletrônicos através da linha de energia elétrica AC, conexões de rede, linhas seriais ou telefônicas e danificar ou destruir completamente seus componentes.


Efeitos causados:

Danos catastróficos ao equipamento com queima de partes, perda de dados.


Queda de luz

Surto

Um curto aumento de tensão durando pelo menos 1/120 de um segundo. Aparelhos de ar condicionados, equipamentos elétricos e outros podem causar o Surto. Quando o equipamento é desligado, a voltagem extra é dissipada pela linha de energia elétrica.


Efeitos causados:

Computadores e outros dispositivos eletrônicos são projetados para receber energia elétrica numa determinada faixa de tensão.

Níveis acima desta faixa podem estressar componentes mais delicados provocando falhas prematuras.


Equipamento eletrônico queimado

Ruído

Conhecido como Interferência Eletro-Magnética EMI e Interferência de Rádio Frequência RFI, o Ruído elétrico quebra a suavidade da onda senoidal esperada da energia fornecida pela energia elétrica.


Causado por diversos fatores tais como raios, motores, equipamentos industriais, transmissores. Eles podem ser intermitentes ou constantes


Efeitos causados:

Ruídos podem produzir erros em arquivos, dados, etc.


Devido a esses problemas elétricos a proteção dos equipamentos industriais e computadores é de primordial importância, evitando assim defeito e danos permanentes.


A Dominojet conta com um suporte técnico 24h além de oferece soluções de prevenção e manutenção com objetivo de identificar possíveis defeitos e falhas no sistema e peças de datadores industriais.


Nossos técnicos vão até você e fazem uma avaliação gratuita indicando o melhor serviço a ser feito:

  • Suporte Técnico

  • Manutenção Preventiva

  • Manutenção Corretiva

Possuímos um equipe para auxiliá-lo a encontrar a melhor solução para sua demanda de codificação e automação industrial.


Ligue agora e fale com um técnico (21) 3840-7232 / (21) 99798-5627 Whatsaap



Fonte:csolutions.com.br

201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page